terça-feira, 17 de março de 2009

Coaching para mudar e desenvolver seu potencial criativo

Muitas pessoas são orientadas desde cedo a não falar, não ver, não ouvir, não ter insight, não agir. Com esses condicionamentos limitantes crescem com receio de mudar e promover transformações necessárias ao desenvolvimento de seu potencial. Com isso, muitos deixam de perceber e praticar a intuição como aliada no processo de criatividade e definição de suas escolhas.

No processo de Spiritual Coaching ocorre justamente o contrário. O primeiro passo é o autoconhecimento e é preciso ter coragem para abrir as fechaduras e ver o que está dentro, adormecido, reprimido, aguardando um “start” para pulsar. Com isso o cenário vira por completo porque somos jogados do abismo da zona de conforto para conhecer e viver nossa verdade, para encarar e enfrentar os desafios com coragem e persistência, para alimentar a intuição que aflora os insights, para cultivar nossa habilidade de buscar conhecimento e agir com entusiasmo e inteligência para realizar nossos sonhos.

Na mandala que representa a roda da vida e o movimento holístico, desenhamos em forma circular os pontos chaves da jornada de acordo com o perfil e objetivos de cada pessoa. Essa fase é fundamental para clarear a paisagem e enxergar as conexões que liga o Todo e as partes. Ter clareza da situação é importante para definir com lucidez e assumir com firmeza os compromissos com sua trajetória. Essa etapa do planejamento é vital e norteadora.

É aqui que observamos o que precisa ser encerrado para emergir o novo. E não tem como retornar ao não posso, não tenho talento, não vou conseguir, não tenho tempo e outras reclamações que deixam as pessoas em um sistema inerte. É um encontro que marca outro ritmo que renova as energias para iniciar um novo ciclo com força total: eu posso, eu consigo, eu crio, eu realizo, eu sou vencedor e capaz de aprender e melhorar sempre.

É nessa etapa que decidimos as mudanças necessárias nos diferentes segmentos que se entrelaçam, é nesse momento que somos chamados a transformar nossos bloqueios e problemas em oportunidades de crescimento e evolução. É aqui que assinamos conosco um novo contrato estabelecendo prioridades e estratégias para alcançar as metas.

E como é surpreendente contemplar nesse período de transição a cura e a mudança efetiva na vida das pessoas.Acreditando no seu poder de realização elas conquistam resultados positivos à medida que as ações são concretizadas. É uma atitude diferenciada diante da estrada, é a postura de quem está guiando seu roteiro.

Iniciada a caminhada, o diálogo e a conexão evolutiva ganham a aceleração de melhoria contínua a cada passo. É só seguir adiante, fortalecendo-se para enfrentar os desafios e celebrar as vitórias com muita felicidade.
Palestra Dicas de Coaching ministrada por Fatyma de Moraes no Espaço Alpha Centro Holístico