quarta-feira, 18 de maio de 2011

Coaching e liderança

Os excelentes líderes são personagens muitos requisitados no mundo corporativo. O papel do líder é importante para o desempenho da equipe e resultados da organização. A formação de líderes capazes de motivar equipes e atingir metas é cada vez mais temas de workshops, treinamentos, palestras e consultorias. O coaching tem acompanhado essa tendência e a presença dessa técnica que tem a proposta de ampliar a performance dos profissionais tem se tornado frequente no ambiente das empresas de diferentes portes.

Para que não haja uma distância entre a teoria e prática, é necessário que o processo seja realizado com eficácia e, principalmente, que tenha foco no autoconhecimento e desenvolvimento do líder de forma que a experiência possa ser executada no cotidiano de suas atividades. Quando não há conexão alinhada, o treinamento ou participação do profissional em um evento com a finalidade de melhorar suas habilidades tem um efeito efêmero e que não surte o efeito esperado pela companhia. O Coaching é uma ferramenta poderosa cuja aplicação deve ser permanente para que o aprendizado e a melhoria contínua seja ação e não apenas discurso.

O cenário pede cada vez mais líderes capazes de perceber a si mesmo, que conheça suas forças e fraquezas, que tenha espírito aprendiz, que tenha a grandeza de exercitar seus talentos e a humildade de orquestrar um sistema de cooperação das pessoas que formam sua equipe, respeitando as diferenças e estimulando o aprimoramento dos talentos de cada profissional. Um líder inteligente procura sempre conectar os laços da teia de modo criativo e eficaz para que tenham ritmo evolutivo.

O coaching gera resultados positivos porque privilegia o questionamento que expande a consciência e a criatividade das pessoas. Ao reconhecer padrões limitantes a pessoa percebe que ela é o canal para a mudança, que sua mente é o veículo poderoso para reprogramar e transformar. Quando mais elas se aproximam de sua essência e reconhecem a relevância de questionar para avançar, mais elas treinam em ações práticas suas potencialidades. Quanto maior a sintonia com elas mesmas, melhor o relacionamento com as pessoas.

Há um campo de potencialidade para que os líderes aprendam a aperfeiçoar suas ações com o Coaching. O link entre coaching e liderança irá crescer cada vez mais, em especial, com os resultados surpreendentes de quem faz o coaching e revela no sucesso de suas conquistas, que liderar a si mesmo é passo fundamental para liderar equipes.Fatyma de Moraes
Master Coach, especializada em Spiritual Coaching
Fones (11) 3682-5614/3699-7284

Nenhum comentário: