sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Lições do discurso do Líder Presidente Barack Obama

Que sua trajetória rende livro, documentário, filme e por isso já é histórica todos sabem. Seu nome correu o mundo e a confiança no seu governo de mudanças é notável.

As celebrações que comemoraram sua posse como Presidente de uma grande nação inundaram os quatros cantos do planeta de felicidade. Emoção compartilhada por distintos povos, diferentes pessoas unidas por um sentimento comum: Esperança.

Não a esperança de quem espera de braços cruzados, mas de quem “faz acontecer”. Esperança que motiva e nos faz crer em “uma nova era”. Afinal como discursou o presidente Obama: “...Podemos fazer tudo isso. E faremos tudo isso

Há muitas lições no seu discurso. Todas elas são fortalecedoras e nos convoca a refletir sobre nossos valores e atitudes diante dos desafios de nossa jornada. Alguns itens são primordiais nesse percurso, especialmente, quando estamos diante de problemas, conflitos ou dificuldades que requerem muita fé, força e determinação:

*Clareza da situação
“...os desafios diante de nós são reais. São sérios e são muitos. Mas saiba disso, América: eles serão superados.”

*Mudanças. Coragem para “sair da zona de conforto”
“...O tempo de deixar as coisas como estão, ou de proteger pequenos interesses e adiar decisões desagradáveis, esse tempo certamente passou...”

*Foco na Solução e força na Ação
Atenção firme com os propósitos é fundamental:
“...Nossa jornada nunca foi aquela de atalhos ou de quem se contenta com pouco. Foi, isto sim, o dos que correm risco, dos que fazem, dos que executam coisas...”

*Persistência
Não devemos esmorecer diante dos obstáculos, ao contrário, devemos encorajar nosso espírito com fé, determinação e energia para conquistar resultados positivos:
“...Chegou a hora de reafirmar nosso espírito resistente, de optar pela melhor história. Para onde quer que olhemos, há trabalho a fazer...”

*Respeito pela história e valores dos antepassados
“...a colcha de retalhos de nossa herança é uma força.”
Exemplos que nos direcionam, guardiões de valores perenes, sábio legado histórico, cultural e espiritual que se perpetua por gerações, moldados ao movimento da história, mas resguardados seus fundamentos essenciais:
Nossos desafios podem ser novos. Os instrumentos com que os enfrentamos podem ser novos. Mas os valores de que depende nosso sucesso - trabalho duro e honestidade, coragem e justiça, tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo - essas são coisas antigas. São coisas verdadeiras. Elas têm sido a força silenciosa do progresso durante toda a nossa história. O que é exigido de nós hoje é uma nova era de responsabilidade - um reconhecimento, por parte de todos os americanos, de que temos deveres para nós mesmos, nossa nação e o mundo, deveres que não aceitamos resmungando, mas sim agarramos alegremente, firmes no conhecimento de que não há nada tão satisfatório para o espírito, tão definidor de nosso caráter, do que dar tudo o que podemos em uma tarefa difícil.”

*Compromisso com esta e as próximas gerações
Nossas ações estão conectadas com o planeta: “tudo está ligado”.
“Que seja dito pelos filhos de nossos filhos que quando fomos testados nos recusamos a deixar esta jornada terminar, não viramos as costas nem vacilamos; e com os olhos fixos no horizonte e com a graça de Deus sobre nós, levamos adiante o grande dom da liberdade e o entregamos em segurança às futuras gerações.”

Que todas as boas vibrações universais iluminem esse processo histórico de “unidade de objetivo”. E que a humanidade seja surpreendida pelo “que homens e mulheres livres podem obter quando a imaginação se une a um objetivo comum, e a necessidade à coragem.”

Ao ouvir e ler o discurso do presidente Obama fui associando vários trechos ao aprendizado do coaching ensinado por Fatyma de Moraes. Se hoje faço essa leitura e associações com estes e outros exemplos, agradeço a conquista dessa percepção ao conhecimento e evolução espiritual que continuamente estou conquistando na Escola das Deusas.

Maria Ivone Neto Mourão
Aprendiz de lições do coaching na Escola das Deusas, projeto do Espaço Alpha

Os trechos do discurso citados fora extraídos do link da Revista Época.

Nenhum comentário: