sábado, 15 de maio de 2010

O grau de relevância


Nem sempre paramos para refletir sobre o grau de relevância das situações, atividades, pessoas, relacionamentos. A relevância está ligada ao valor que cada coisa representa e esse valor não é medido apenas pelo aspecto material, afinal, na materialidade estão inseridos valores cujo significado não é apenas tangível. Aliás, o intangível é aquilo que enxergamos com a visão refinada e sua atmosfera é revestida do que chamo de Especial.

Convido-o a fazer um exercício com foco no seu cotidiano que muitas pessoas costumam até intitular de fardo, cansativo, estressante, tudo igual. Eu posso apostar que nem um dia é igual a outro. O exercício é listar as atividades que acontecem no seu dia classificando-as com o grau de relevância que cada uma representa. Você verá que o seu dia é composto de muitos detalhes e que ações simples fazem toda diferença. Tudo que faz diferença é especial e tem muito sentido para acontecer.

O exercício pode também conduzi-lo a pensar sobre o propósito de cada ação. Questionar abre um leque de perguntas e ao mesmo tempo em que é inquietante é transformador já que aciona a chave para mudar. Nesse ponto você começa a colocar na balança uma série de questões interligadas:

>Porque e como acordo toda manhã?
>Como é o cenário do meu dia e semana?
>Qual a importância da minha saúde e qualidade de vida na gestão do meu tempo?
>Quais ajustes são necessários para melhorar?
>Tenho consciência das minhas metas?
>Tenho clareza dos meus passos?
>Tenho alegria de aprender e compartilhar conhecimento?
>Minhas associações são parcerias positivas ou me associo com pessoas que só reclamam?
>Tenho planos para evoluir?

E já que o convite é pensar no cotidiano, vou pensar numa tarefa que até pode ser categorizada como simples, mas que no meu caso tem um diferencial ímpar: a hora da leitura. Sim, nem que seja uma frase, um parágrafo, uma página ou até um capítulo de um livro. É um momento sagrado de encontro com letras, símbolos, personagens, histórias, conhecimento. É um prazer que tem um alto grau de relevância.

Classificar o grau de relevância é um processo de autoconhecimento, é um diálogo produtivo, é parar para conversar consigo mesmo e ouvir atentamente os sinais sensoriais do seu corpo. É ativar a criatividade para encontrar e programar as oportunidades de crescimento. É colocar-se em ação para empreender as mudanças que são necessárias. É atuar com dedicação em prol do seu desenvolvimento. É comprometer-se com seus valores e sonhos. É aplicar sua energia a seu favor potencializando o sucesso de suas realizações. Você é ou não seu maior grau de relevância?

Nenhum comentário: