quinta-feira, 16 de outubro de 2008

COACHING - Desenvolvendo Competências


Coaching - Um caminho para quem quer desenvolver competências

Coaching é uma profissão que vem se expandindo no Brasil impelido pelo sucesso alcançado por essa ferramenta nos Estados Unidos e na Europa. A gestão de pessoas através do conhecimento dos recursos internos que cada um de nós possui e da quebra de crenças limitantes que nos impedem de atingir metas, desenvolve competências individuais que passam a ser um grande diferencial competitivo tanto para a carreira do profissional como para a empresa que ele representa. Exercido por um profissional qualificado, o processo de Coaching é muito efetivo no desenvolvimento de novas competências. Um estudo publicado no Public Personel Management Journal concluiu que, os executivos que participaram de um treinamento gerencial aumentaram em 22,4% sua produtividade. E aqueles que tiveram Coaching após esse mesmo treinamento, aumentaram sua produtividade em 88%.
O que é Coaching?
É a habilidade de ajudar as pessoas a analisar sua satisfação em relação à vida, definir metas claras, entender o que é preciso ser feito para identificar e mudar suas crenças limitantes. O processo de coaching leva o cliente a:
Olhar para seu interior e encontrar suas próprias respostas e recursos;
Estabelecer metas e manter-se focado até realizá-las;
Aumentar sua capacidade de responsabilizar-se pela própria vida e carreira;
Receber feedback e apoio constante do Coach.
Qual é o papel do coach?
O coach é um profissional treinado e certificado que atende o cliente de coaching, e sua função é alinhar-se com as metas que o cliente quer atingir colaborando para que este se responsabilize em realizar suas metas de ação durante a jornada que o levará a realizar seus sonhos ou projetos que foram sendo engavetados na dinâmica da vida. Ele orienta o cliente na expansão de suas habilidades, de sua identidade, de seus recursos internos, e lhe mostra novos comportamentos e habilidades enquanto vai desmontando suas crenças limitantes.Que competências podem ser desenvolvidas?
No campo empresarial o coaching é usado para aumentar as competências do executivo ou empresário, para que ele se torne um líder mais efetivo e que aplique o coaching também com seus liderados.
Algumas competências normalmente desenvolvidas:
Aceitar e liderar mudanças;
Desenvolver liderança refinada;
Foco na produtividade e nos lucros;
Ser um agente para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho;
Trabalhar eficientemente em equipes;
Solucionar conflitos.
No âmbito pessoal contribui para o desenvolvimento da carreira à medida que ajuda a reavaliar e equilibrar todas as áreas de sua vida. O coaching ajuda-o a se transformar na pessoa que você quer ser desfazendo as crenças limitantes que o impedem de crescer e reforçando suas potencialidades.Alinha quem você é com o que você faz.

Benefícios do Coaching
Para Você:
• Você atinge, consistentemente, um desempenho mais alto em tudo o que faz.
• Torna-se mais produtivo e criativo.
• Adquire mais confiança e clareza em relação às suas metas e valores e segue em frente.
• Aprende mais e vence bloqueios para aprender melhor.
• Seus relacionamentos tornam-se melhores, por saber o que quer e pode dar.
• Melhora sua Qualidade de Vida.
• Sua vida se torna mais equilibrada.
• Adquire mais flexibilidade.
• Recebe estímulo intelectual ao discutir idéias importantes.
• Transforma-se mais na pessoa que quer ser.
• Torna-se um modelo para os outros.
O Coaching propicia o potencial para o avanço no seu trabalho e melhores perspectivas em longo prazo. Para saber mais: Consulte-nos
Esppaço Alpha: Fátyma de Moraes - Personal & Professional Coach, especializada em Coach de Qualidade de Vida e Coach Espiritual - Tel: 011-3682-5614

Um comentário:

PROFº ROBERTO TINOCO disse...

Fa, minha Deusa, está lindo seu blog, com um astral maravilhoso que tens consegue passar a nos todos muita energia. Continue sempre no caminho da luz, pois cada lampada que ligamos neste plano ilumina o edem e e juntos teremos paz e amor. Beijos