quinta-feira, 23 de outubro de 2008

VALORES - SEJA CONGRUENTE


VALORES - Seja congruente!

Todas as pessoas vivem no mesmo mundo, porque criam conflitos?
Duas pessoas podem ver o mesmo acontecimento, ouvir as mesmas palavras e deduzir significados diferentes. É dessa diversidade de significados que nasce a rica pluralidade de valores, políticas, religiões, interesses e motivações da humanidade.
Nossas crenças e valores moldam nossa vida e desta forma nascem os propósitos.
Nossos valores afetam profundamente nossa congruência em relação a nossos objetivos. Nossos comportamentos devem estar em harmonia, em congruência com nossas capacidades, com os nossos valores, nossas crenças e convicções, com a nossa identidade e como experimentamos a transcendência, nossa missão em relação a nós mesmos, aos amigos, à família, ao trabalho, e ao resto do Universo.
A congruência interna nos dá força e poder pessoal. Somos congruentes quando o nosso comportamento, tanto verbal como não verbal sustenta nossos objetivos.
A incongruência é uma mistura de mensagens conflitantes, como um instrumento desafinado, uma cor que não combina no quadro.
Os valores estão intimamente ligados à nossa identidade, são princípios fundamentais que regem nossa vida. Agir contra os nossos valores nos torna incongruentes. Assimilamos valores a partir de nossas experiências, do exemplo de nossa família. Eles nos dão motivação e orientação. Os valores definem o que é importante para nós. Para serem duradouros e influentes não devem ser impostos, mas escolhidos livremente, com plena consciência das conseqüências. Desta forma promovem sentimentos altamente positivos, chegando-se assim a resultados esperados.
Você deve examinar seus valores de forma clara, você vive também por eles.
Faça uma lista dos dez valores mais importantes da sua vida.

Obtenha suas respostas colocando-se as seguintes perguntas:
O que é importante para mim?
O que realmente me motiva?
O que tem de ser verdadeiro para mim?


Viva pelos seus Valores!
Namastê!
Fátyma de Moraes
Personal & Professional Coach

Nenhum comentário: