quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Qual o propósito ou propósitos de suas ações?

Costumo observar como muitas pessoas agem no que chamamos de “piloto automático”, aquele programa repetido sem reflexão, é a ação condicionada, muitas vezes, por imposições e valores do outro, da sociedade, do que esperam de você. Será que suas ações estão de fato refletindo seus propósitos?

Qual o propósito do seu trabalho? Quais os propósitos das suas metas? Quais os propósitos dos seus estudos? Seus propósitos são supérfluos ou relevantes? São efêmeros ou significativos? Seus propósitos estão alinhados com seus valores? Há uma relação muito íntima entre valores e propósitos. Eles não são dissociados, são interligados e representam o que é importante para você.

O que é importante na sua vida? Ter sucesso na carreira? Ter equilíbrio entre pessoal e profissional? Ser bem sucedido em que e como? Desenvolver seu intelecto? Alimentar sua espiritualidade? Construir relações afetivas saudáveis? Qual mudança deseja para melhorar sua condição? O que almeja conquistar amanhã e o que está fazendo agora para alcançar sua meta? Todas essas perguntas estão associadas com sua essência e com o que tem relevância para sua felicidade.

Seus propósitos tem sintonia com suas escolhas. E as escolhas são suas ou deveriam ser. Se não são, é mais do que hora de mudar o cenário. Muitas pessoas decidem por isso em vez daquilo por que suas escolhas são diferentes e podem não agradar o outro. Mais uma vez aqui é preciso refletir sobre sua escala de valores e a importância que você precisa dar a si mesmo. E outro detalhe fundamental é que a clareza dos seus valores e dos seus propósitos torna o seu tempo muito mais precioso. Propósito é o motivo pelo qual você vive e realiza suas atividades nas distintas formas de expressão de sua essência.

O propósito deve ter amplitude para estar presente em todas as dimensões de sua caminhada. Deve ser especifico também para cada situação sem perder sua base: os valores que o norteiam. Ter claro seu propósito faz toda diferença no compromisso com a direção do seu caminho. Seu propósito é seu guia!

“Ser nós mesmas faz com que nos isolemos de muitos outros, entretanto, ceder aos desejos dos outros faz com que nos isolemos de nós mesmos. É uma tensão angustiante e que precisa ser suportada, mas a escolha é clara” Clarrisa Pinkola Estés

Nenhum comentário: