sexta-feira, 25 de junho de 2010

Clima de Copa do Mundo: Cada partida de futebol é uma possibilidade de aprendizado e evolução



Em tudo há uma ligação e há sempre o que aprender nas mais variadas situações e segmentos. Como estamos em clima de Copa, o campeonato torna-se um laboratório de análises e comparações. Cada partida é um cenário para ganhar ou perder pontos. Lembrando que muitas vezes as perdas tornam-se ganhos futuros quando as lições são aplicadas para melhorar. A reflexão desse texto é sobre como observamos cada partida ou situação de nossa jornada. Você encara cada partida como um jogo importante ou apenas mais um jogo?

Já parou para pensar nos detalhes envolvidos no processo de uma partida que começa bem antes do apito inicial e se prolonga depois do apito final. Algumas perguntas surgiram ao refletir sobre esse movimento seqüencial dos jogos e campeonatos que são semelhantes em outras atividades, claro, com suas devidas adequações ao perfil de cada pessoa, empresa ou projeto. O fato é que a reflexão sobre uma partida revela pontos relevantes:

> Como você se prepara para o jogo? Com concentração, foco, treino e consciência das metas a serem alcançadas?

> Você analisa suas forças, fraquezas e seus adversários?

> Planeja seus esquemas com foco na vitória?

> Tem flexibilidade para alterar o roteiro quando há necessidade de mudanças?

> É persistente para seguir lutando por um melhor resultado?

> Se estiver na liderança programa os reservas para enfrentar adversidades que possam surgir e investe em aprimoramento?

> Se for o jogador dá o melhor de si em tempo integral e atua conectado aos objetivos da equipe?

> Tem cartas especiais para utilizar em momentos decisivos buscando surpreender com desempenho de alto nível?

> Desenha uma comunicação inteligente entre defesa, meio de campo e ataque para que a conexão seja eficaz?

> Faz uma avaliação dos erros de uma derrota e ao invés de ficar apenas lamentando filtra as lições e as transforma em oportunidades de crescimento?

> Você está sempre disposto a treinar com entusiasmo para exercitar suas habilidades criativas?

Se você faz de cada partida um passo de aprendizado, você está alinhado para vencer o campeonato e fazer de cada jogo uma trilha de evolução contínua.

As jogadas têm o propósito de conduzir a bola ao gol que é um símbolo de uma ação vitoriosa. Suas escolhas determinam seu caminho e cada partida é um passo na rota do sucesso no melhor campeonato que marca nossa existência: o jogo da vida.

Nenhum comentário: