segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Você é um desconhecido para si mesmo?

Você é um desconhecido para você mesmo? Muitas vezes é esta revelação que constato na primeira sessão de coaching. Fico espantada ao ver a dificuldade das pessoas em listar suas qualidades e a facilidade para escrever ou falar sobre seus defeitos.

Será que as pessoas são tão estimuladas a enaltecer apenas os defeitos? Isso se eles podem ser assim qualificados, afinal, dependendo da circunstância ou do ângulo de observação pode ocorrer o inverso. Sim, nem tudo que você entende como defeito de fato é. Como nem tudo que pensa ser qualidade pode ser, tudo depende de como você lida com as situações e emoções e da imensa possibilidade que cada um tem de transformar o cenário.

O Coaching apresenta um resultado excelente por ser uma técnica desafiante. O processo faz com que os clientes, sendo explorados e questionados, encontrem respostas surpreendentes. As pessoas acabam por descobrir o tesouro que está nos seus próprios recursos e na possibilidade de aprimorar as habilidades com foco na melhoria contínua. É primordial conhecer e valorizar seus recursos.

O autoconhecimento é vital no processo do coaching. Estimular os clientes a tecer esse diálogo interno é o início de uma exploração que promove mudanças favoráveis no campo externo em todos os aspectos da vida. Conhecer a si mesmo é um passo fundamental no caminho do sucesso. No início pode ser inquietante sair da zona do conforto e você, até instantaneamente, pode oferecer reservas por sentir-se ameaçado. No entanto, uma vez iniciado, os passos seguirão e a ação tomará cada vez mais corpo e produzirá as mudanças, em alguns casos, de forma rápida e firme, em outros, gradativamente, mas, certamente, elas acontecerão de maneira decisivas.

A ação inicial é uma etapa vitoriosa porque desencadeia uma série e o movimento segue o ciclo de transformação. O autoconhecimento é tão especial que muitas vezes em pouco tempo é notável os avanços conquistados. Nossa potencialidade é grandiosa, acreditar e agir com essa consciência é uma ferramenta poderosa para alcançar as metas. Quando ampliamos o horizonte para olhar a paisagem com uma visão mais aguçada passamos a ver as oportunidades brilhantes da força criativa que possuímos para realizar nossos sonhos.

Investir no autoconhecimento é investir em você. Investir no Coaching é potencializar seus recursos. E você é seu melhor presente.

Agende uma avaliação Coaching nos telefones (11) 3682-5614/3699-7284 ou e-mail esppaco.alpha@terra.com.br


Na Escola das Deusas, projeto que realizo no Esppaço Alpha, aplico exercícios, dinâmicas e técnicas utilizando o Coaching, PNL e outros conhecimentos holísticos.

Fátyma de Moraes, Pratitioner em PNL, Personal & Professional Coaching, Executive Coaching, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching; Facilitadora e licenciada pelo BCI- Behavioral Coaching Institute.

Nenhum comentário: